Follow Us On

Congresso de Maria Auxiliadora renova convite a todos os devotos de Nossa Senhora

> Congresso de Maria Auxiliadora renova convite a todos os devotos de Nossa Senhora

A menos de cinco meses do Congresso de Maria Auxiliadora, o Provincial dos Salesianos estendeu o convite a todos os movimentos marianos existentes no País e a toda a Igreja a participarem. D. José Ornelas vai presidir à Eucaristia de abertura e Pe. Carlos Cabecinhas fará conferência sobre Fátima.

O Bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, vai presidir à Eucaristia de abertura do IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, no dia 29 de agosto, às 19 horas. O anúncio foi feito na conferência de imprensa que decorreu ao início da tarde de sexta-feira, 15 de março, na sede da Província Salesiana em Lisboa.

O Reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, fará a primeira conferência na manhã do dia 30. A intervenção do Reitor do Santuário pretende oferecer a todos os congressistas, mais ou menos familiarizados com Fátima, uma contextualização sobre a história e a mensagem de um dos maiores locais de devoção mariana do mundo.

O Padre Tarcízio Morais, Provincial dos Salesianos, estendeu o convite a todos os movimentos marianos existentes no País e a toda a Igreja a participarem. E sublinhou que, apesar de a organização partir da Associação de Maria Auxiliadora, “o objetivo número um do Congresso é conhecer e aprofundar a devoção a Maria”.

Logo que foi apresentada a intenção de realizar o Congresso em Fátima, lembrou o Pe. António Marcelino, sdb, da equipa organizadora do Congresso, o Santuário acolheu a iniciativa com total disponibilidade. “Este Congresso é de Fátima”, recordou.

Estão confirmadas também as intervenções dos oradores convidados Pe. Andrea Bozzolo, Reitor da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma; do biblista espanhol, Pe. Juan José Bartolomé; da especialista em Teologia Sistemática, a uruguaia Irmã Adriana Silva Castillo; da psicóloga e psicoterapeuta, Maria Rita Scrimieri; e do Bispo Auxiliar de Donetsk, na Ucrânia, D. Maksym Ryabukha, sdb.

O Bispo D. Maksym Ryabukha, sdb, irá dar o testemunho aos congressistas e presidir ao terço e procissão do último dia de agosto no Santuário de Fátima.

A organização espera conseguir atrair ao encontro cerca de 1.000 participantes, que tem sido a média da assistência nos últimos congressos. “Inicialmente, quando foi anunciado que seria em Portugal o próximo congresso, esperávamos cerca de 1.500 participantes. Mas esta tem sido a média dos últimos congressos”, contou o responsável da organização, Pe. Marcelino.

As inscrições para o congresso vão manter-se abertas até dia 24 de julho, adiantou a organização.

O programa detalhado do IX Congresso está a ser divulgado pela organização que garantiu que haverá também muitos momentos de oração, com Eucaristias diárias e a Via-Sacra. “Os participantes pedem-no”, explicou o sacerdote. Nos dias do Congresso os participantes terão a possibilidade de participar na Eucaristia nas várias línguas, inglês, francês, italiano, espanhol e português. As Eucaristias de abertura e de encerramento serão conjuntas.

Related Posts