Follow Us On

Bispo Auxiliar de Donetsk, Ucrânia, estará presente no Congresso de Maria Auxiliadora em Fátima

> Notícias > Bispo Auxiliar de Donetsk, Ucrânia, estará presente no Congresso de Maria Auxiliadora em Fátima
D. Maksym Ryabukha

O Bispo Auxiliar de Donetsk, na Ucrânia, vai participar no Congresso de Maria Auxiliadora em Fátima. O Bispo D. Maksym Ryabukha, sdb, irá dar o testemunho aos congressistas e presidir ao terço e procissão do último dia de agosto no Santuário de Fátima.

D. Maksym Ryabukha, Bispo salesiano da Ucrânia, trará o seu testemunho sobre viver o sonho de São João Bosco no meio de uma comunidade em guerra.

O salesiano era diretor da casa salesiana Maria Auxiliadora, às portas da capital ucraniana, em Kyiv, no momento da invasão da Ucrânia pelo exército russo. Desde a invasão, o salesiano tem sido um ponto de contacto com os salesianos no país. A Agência ANS noticiou a forma como a Igreja prestou apoio à população, na distribuição de ajuda humanitária, celebrando a Eucaristia nos “bunkers”, visitando deslocados e tentando manter, quando possível, a normalidade da vida quotidiana das crianças e jovens, nomeadamente com os oratórios itinerantes e os campos de férias.

No verão de 2022, o salesiano foi responsável por organizar os Campos de Verão dentro da Ucrânia, proporcionando “pelo menos alguns momentos de serenidade aos jovens que viram a morte de perto e que ainda perseguem a vida com todas as suas forças”, explicava o religioso.

Em agosto, o Bispo ucraniano estará em Portugal e falará aos participantes do IX Congresso de Maria Auxiliadora que vai decorrer em Fátima entre 29 de agosto e 1 de setembro.

No sábado, dia 31 de agosto, D. Maksym vai presidir à oração do Terço às 21h30 e à Procissão das velas, num dia em que se prevê, como habitualmente nesta data, grande participação de fiéis.

D. Maksym Ryabukha foi ordenado Bispo Auxiliar do Exarcado Arquiepiscopal de Donetsk e nomeado Bispo Titular de Stephaniacum na Catedral Patriarcal da Ressureição de Cristo, em Kyiv no dia 22 de dezembro de 2022.

Foto © Ukranian Greek Catholic Church

Related Posts