Follow Us On

Congresso de Maria Auxiliadora apresentado na Consulta Mundial da Família Salesiana

> Congresso de Maria Auxiliadora apresentado na Consulta Mundial da Família Salesiana

Prosseguem os preparativos para o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, cujo tema, “Eu te darei a Mestra”, alude ao 200.º aniversário do “Sonho dos Nove Anos” de São João Bosco. O encontro decorrerá em Fátima, de 29 de agosto a 1 de setembro de 2024. Inscrições abrem em setembro. 

Durante a Consulta Mundial da Família Salesiana, que decorreu em Turim, de 19 a 23 de maio, foi oficialmente apresentado o tema do IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora: Eu te darei a Mestra”, que marcará a celebração dos 200 anos do “Sonho dos Nove Anos” de São João Bosco.

Os Salesianos de Portugal estão a organizar o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, promovido pela Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), em conjunto com o Secretariado da Família Salesiana e a Família Salesiana da Argentina.

As inscrições estarão abertas a partir de 24 de setembro no site do IX Congresso, onde serão, em breve, atualizadas as informações sobre os custos de participação.

A iniciativa – que se realizou pela primeira vez no centenário da morte de Dom Bosco, em 1988, em Itália, na casa-mãe da Congregação, Valdocco, Turim, – visa aprofundar a devoção a Maria Auxiliadora dentro da espiritualidade salesiana.

Desde essa data Bolívia (Cochabamba, 1995); Espanha (Sevilha, 1999); Itália (Valdocco, 2003, por ocasião do centenário da coroação de Maria Auxiliadora); México (Cidade do México, 2007); Polónia (Czestochowa, 2011); Itália (Valdocco e Colle Don Bosco, no bicentenário do nascimento de Dom Bosco, em 2015) e Argentina (Buenos Aires, 2019, no 150.º aniversário de fundação da ADMA) acolheram o evento mundial.

A devoção a Maria é um elemento fundamental do carisma e da missão salesiana. Isso mesmo sublinhou o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, no encerramento do Congresso de 2019 em Buenos Aires.

“Devemos ser sempre mais marianos, mais e mais de Maria”, lembrou. “Sem Maria não somos os filhos e filhas que Dom Bosco sonhou. Poderemos ser outra coisa; mas não o que Dom Bosco sonhou. Temos o dever de anunciar e propor, sem medos nem vergonha, Jesus e a sua Mãe, Maria. Na nossa caminhada, Maria não pode ser um elemento decorativo: Ela é essencial. Sem Ela, nossa educação e pastoral serão vazias, pobres, inconsistentes. Façamos um anúncio mais explícito de Jesus e tenhamos mais Maria em nossos lábios”.

“Em Maria, Joãozinho ganha uma Mãe e uma Mestra na ordem da graça. A sua tarefa é introduzi-lo e acompanhá-lo na autêntica obediência da Fé, numa ‘disciplina da Fé’ que, contrariando o sentimento comum dos tempos modernos, alcança a mais alta liberdade e a maior fecundidade”, afirmou ainda o Reitor-Mor.

O ano de 2024 marcará o 200.º aniversário do “Sonho dos Nove Anos”, um sonho que a Família Salesiana sempre considerou como referência fundamental para o sentido, o estilo e o desenvolvimento da missão salesiana no mundo. A partir do mês de julho, a Associação, que congrega mais de 100 mil associados em 50 países, irá oferecer, no site www.admadonbosco.org/adma-on-line, um curso de preparação para o Congresso de Fátima.

Related Posts