Follow Us On

Canção Nova transmite reportagem sobre o Congresso de Maria Auxiliadora

> Canção Nova transmite reportagem sobre o Congresso de Maria Auxiliadora

A televisão Canção Nova transmitiu uma reportagem sobre o 9.º Congresso Internacional de Maria Auxiliadora. 36 anos depois do primeiro congresso internacional, que decorreu em Valdocco, Turim, Fátima irá acolher durante quatro dias os membros da Família de Dom Bosco.

Depois da última edição, que decorreu em Buenos Aires, Argentina, em 2019, nos 150 anos da ADMA, Portugal vai receber em Fátima o 9.º Congresso. O encontro, que se realiza habitualmente de quatro em quatro anos, vai juntar em Fátima toda a Família Salesiana, envolvendo e unindo os 32 grupos.

O salesiano Pe. António Marcelino, da equipa de preparação, justificou a escolha do Santuário de Fátima para acolher o encontro por ser este o principal local de culto mariano em Portugal e um dos principais santuários marianos do mundo. “Querendo o Congresso em Portugal, o sítio não poderia ser outro. Só Fátima”, referiu.

reportagem sobre o Congresso
Pe. António Marcelino da equipa de preparação do 9.º Congresso

O congresso é promovido pela Associação Devotos de Maria Auxiliadora e deverá reunir centenas de participantes de dezenas de países onde o carisma salesiano e a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora estão presentes.

“No evento, os 32 grupos renovam a sua consagração a Maria e o seu empenho educativo, missionário e caritativo recebido de Dom Bosco”, refere-se na peça.

Renato Valera, presidente da Associação Devotos de Maria Auxiliadora, explica a importância do Congresso como reforço da identidade salesiana, o “fundamento em Jesus Eucarístico e em Maria Auxiliadora”. “Estas são as duas colunas que Dom Bosco imaginava como suporte para toda a Família Salesiana”, afirma.

Para perceber o que é a ADMA, o Pe. Alejandro Guevara, animador espiritual do grupo, faz referência a Dom Bosco. “Podemos dizer que é um monumento à Graça de Maria na sua vida”, sendo outro sinal dessa homenagem a Basílica de Maria Auxiliadora que construiu em Valdocco e outro a fundação das Filhas de Maria Auxiliadora em 1872.

Congresso em Buenos Aires
Congresso Internacional de Maria Auxiliadora de 2019 em Buenos Aires

Irmã Carmen Lucrecia Uribe, Filha de Maria Auxiliadora, explica como o carisma salesiano está presente na sua vocação. “Vivemos o Sistema Preventivo de Dom Bosco com uma grande intuição de salvar os jovens”, tal como Dom Bosco e Madre Mazzarello.

36 anos depois do primeiro congresso internacional, que decorreu em Valdocco, Turim, Fátima irá acolher durante quatro dias os membros da Família de Dom Bosco.

O 9.º Congresso Internacional de Maria Auxiliadora terá a presença do Reitor-Mor, Cardeal D. Ángel Fernández Artime, e da Madre Geral das FMA, Irmã Chiara Cazzuola.

A reportagem na íntegra pode ser vista no canal do Youtube da Canção Nova.

A comunidade Canção Nova é desde 2009 um dos grupos da Família Salesiana.

Related Posts

Artigos Recentes

17 de Junho, 2024
Capelinha das Aparições
17 de Junho, 2024
Estátua do Sagrado Coração de Jesus
14 de Maio, 2024
Novena a Maria Auxiliadora 2024

IX Congresso de Maria Auxiliadora

O IX Congresso de Maria Auxiliadora decorre de 29 de agosto a 1 de setembro de 2024, em Fátima, Portugal, com o objetivo de conhecer, aprofundar e difundir a devoção a Maria Auxiliadora.