Apresentando-se como uma proposta para todos os grupos da Família Salesiana, os Congressos Internacionais de Maria Auxiliadora reconhecem no culto Eucarístico e na devoção a Maria Auxiliadora, dois aspetos carismáticos do espírito salesiano.
O primeiro destes encontros foi convocado pelo Padre Egidio Viganò, e teve lugar em Turim, em 1988, no Centenário da morte de Dom Bosco.
Desde essa data, até agora, decorreram mais sete Congressos Internacionais.
Em 1995, a cidade de Cochabamba, na Bolívia, recebeu o II Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, que contou com mais de 200 participantes. Estiveram presentes o Pe. Pierluigi Cameroni, Postulador Geral para as Causas dos Santos e Animador Espiritual Mundial da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA); os responsáveis ADMA da Bolívia; o Pe. Javier Ortiz, Provincial da Bolívia; Tullio Lucca, presidente mundial ADMA; e Dom Tito Solari, SDB, Bispo emérito de Cochabamba.
O III Congresso Internacional de Maria Auxiliadora teve lugar em Sevilha, Espanha, em 1999. Em 2003, Turim-Valdocco (Itália), voltou a receber mais um Congresso, desta vez no Centenário da coroação de Maria Auxiliadora.
A cidade do México, no México, acolheu, em 2007, o V Congresso Internacional de Maria Auxiliadora. Esta foi uma ocasião privilegiada para relançar a devoção a Maria Auxiliadora. Na sua intervenção, o, então, Reitor-Mor, Pe. Pascual Chávez, recordou a importância da devoção à Mãe de Deus justamente como foi promovida pelo pai dos jovens: “Maria foi-nos dada como Auxílio poderoso contra o mal na luta pela salvação dos jovens”, sublinhou.
Já em 2011, a cidade de Czestochowa, na Polónia, acolheu o VI Congresso Internacional de Maria Auxiliadora.
O VII Congresso Internacional de Maria Auxiliadora decorreu em Turim-Valdocco/Colle Don Bosco (Itália), em 2015, durante as celebrações do Bicentenário do nascimento de Dom Bosco. O tema “Hic domus mea, inde glória mea – Da casa de Maria às nossas casas”, indicava a presença materna de Maria, Mãe da Igreja e Auxiliadora dos Cristãos, e convidava todos os participantes a viver a beleza de ser família.
O ano de 2019 ficou marcado pela realização, em Buenos Aires, na Argentina, do VIII Congresso Internacional de Maria Auxiliadora. Subordinado ao tema, “com Maria, uma mulher crente”, este encontro, que assinalou o 150º aniversário da fundação da ADMA, foi uma oportunidade de professar, como filhos de Dom Bosco, uma devoção filial e forte à Mãe.
Fátima, em Portugal, recebe, em 2024, o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora.
1988
1995
1999
2003
2011
2015
2019