Beata Maria Alexandrina da Costa
Maria Rita Scrimieri, nasceu a 7 de abril de 1950.
É licenciada em Ciências Sociais, pela Universidade de Trento, e, em Psicologia, pela Universidade de Pádua. Trabalhou na área da psicologia clínica e da psicoterapia, no domínio do sofrimento mental.
Casada, desde 1987, partilhou com o marido, psiquiatra, a paixão pelos estudos e pelo trabalho no domínio da psicopatologia clínica, em psiquiatria. Maria Rita Scrimieri exerceu a sua profissão, tanto a nível hospitalar, como a nível privado, em Milão, até 2005.
Nos anos 90, graças aos escritos da mística portuguesa, e Salesiana Cooperadora, Beata Alexandrina Maria da Costa, Maria Rita Scrimieri aproximou-se do mundo da experiência mística cristã, o que a levou, também, a um caminho pessoal de conversão e de retorno à fé católica.
Salesiana Cooperadora, desde 1994, publicou, em 1999, Come l’ape di fiore in fiore (Elledici), que trata da obra de amor e reparação dos Tabernáculos abandonados na vida da Beata Alexandrina. Mais tarde publicou O sorriso na cruz, uma Via Sacra com meditações retiradas dos escritos da Beata Alexandrina.
Em 2001, com dois sacerdotes salesianos, Pe. Mozzanica e Pe. Montagnoli, fundou, em Milão, o Centro de Estudos “Opera dei Tabernacoli Viventi”, dedicado à Salesiana Cooperadora Vera Grita, porta-voz da “Opera dei Tabernacoli Viventi”.
Tendo ficado viúva, em 2009, Maria Rita dedicou-se a criar, em colaboração com a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, um centro Internacional de espiritualidade e acolhimento de peregrinos, em Balasar, terra natal da Beata Alexandrina. Em 2015, no bicentenário do nascimento de Dom Bosco, o Centro foi parcialmente inaugurado.
Em 2017, editou o livro Portami con te! (Elledici), baseado nos cadernos originais de Vera Grita, relativos à “Opera dei Tabernacoli Viventi”,e, em 2018, publicou o livro Vera Grita una mistica dell’Eucaristia (Elledici), que teve por base o Epistolário completo de Vera Grita e dos três sacerdotes salesianos que a guiaram.
Maria Rita Scrimieri está, atualmente, a colaborar com a Postulação das Causas dos Santos da Família Salesiana, tendo em vista o lançamento da Causa de beatificação e canonização de Vera Grita, em Savona, a 22 de dezembro de 2019.
A sua vida desenrola-se, atualmente, entre Itália e Portugal.