Follow Us On

Hino “Dar-te ei a Mestra” apresentado no programa Manhã Viva

> Hino “Dar-te ei a Mestra” apresentado no programa Manhã Viva

O programa Manhã Viva da TV Canção Nova, deu a conhecer o hino do IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora. O Padre Simão Cruz e António Ferreira, autor e compositor do tema, foram os convidados do programa.

“Dar-te-ei a Mestra” é o nome do hino do Congresso Internacional de Maria Auxiliadora que vai reunir, de 29 de agosto a 1 de setembro de 2024, a Família Salesiana, em Fátima. O Pe. Simão Cruz e António Ferreira, autor e compositor deste tema, estiveram presentes no programa Manhã Viva, para dar a conhecer o hino.

Salesiano há mais de 56 anos, o Pe. Simão Cruz começou por explicar a sua ligação à Congregação, que deve a um amigo. António Ferreira, recordou, também, a sua ligação aos salesianos, a quem sempre esteve ligado, tendo até estudado Teologia. Hoje, essa ligação perdura, e António, é professor de Música, nos Salesianos do Estoril.

A escolha dos dois para este projeto foi feita pelos responsáveis do Congresso em Portugal, em particular pelo Pe. Marcelino. E foi uma escolha quase inevitável. Com um mestrado em Música, e muito influenciado pela mãe – “que participava em todos os coros das igrejas” -, António Ferreira sempre esteve ligado à música e, sobretudo, ao canto. Já o Pe Simão Cruz, sempre gostou muito de poesia e, por isso, foi fácil, para ele, criar o poema deste hino, que é inspirado no “Sonho dos 9 anos”, de Dom Bosco.

Qual a importância de um hino?

Durante a criação da melodia do hino, António Ferreira procurou criar uma “música simples”, permitindo que todos a possam cantar, em “todos os momentos”.  

Criado em “sintonia”, combinando a “parte da letra com a parte musical”, o hino “Dar-te-ei a Mestra” foi concebido, tal como afirma o Pe. Simão, com “inspiração e criatividade”. Foram criados dois poemas e foi escolhido o que melhor refletia o “Sonho dos 9 anos”, cujo bicentenário estamos a celebrar.

Para António Ferreira, a música, e, em particular, este hino, vão ter um “lugar de destaque” no IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, uma vez que terão como missão “congregar os participantes”. “O hino pode ser um elo entre os participantes, estabelecendo uma unidade”, sublinha o professor de Música.  

“Dar-te-ei a Mestra”

O videoclipe, que apresenta o hino cantado em Português e o refrão traduzido para Inglês e Italiano, e, mais tarde, também, para Espanhol, pretende, ainda, enfatizar a ligação dos Salesianos à Educação, nomeadamente, com a apresentação das várias presenças salesianas que contam com colégios.

Maria, Mãe e Mestra

Quando questionado sobre o que espera deste Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, António Ferreira afirma: “espero que nos sintamos reunidos, como família de Dom Bosco, em torno de Maria Auxiliadora. Já na opinião do Pe. Simão, o que vai reunir todos os participantes do Congresso é “o amor e o carinho que a Familia Salesiana tem por “Nossa Senhora Auxiliadora”.

Related Posts