Follow Us On

“Há tanta gente no mundo que espera por este momento para vir a Fátima”

> “Há tanta gente no mundo que espera por este momento para vir a Fátima”
Entrevista Canção Nova

O Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, que terá este ano a sua 9.ª edição, foi apresentado no programa “Manhã Viva” da TV Canção Nova. Este foi o primeiro de uma série de programas que a Canção Nova irá apresentar, ao longo do ano, em parceria com os Salesianos, sobre a devoção a Maria Auxiliadora, também patrona da Canção Nova.

Em preparação para o Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, que vai decorrer em Fátima de 29 de agosto a 1 de setembro, a TV Canção Nova vai fazer uma cobertura especial do evento. A rubrica mensal no programa “Manhã Viva”, nos dias 24 de cada mês, vai abordar a origem, a história, as devoções, os testemunhos e o programa do congresso de 2024.

No primeiro programa o Pe. António Marcelino, da equipa organizadora do congresso, foi entrevistado.

Depois de Turim, em Itália, Sevilha, em Espanha, Częstochowa, na Polónia, e Buenos Aires, na Argentina, que já organizaram edições anteriores, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi o local escolhido para a realização do encontro. A solicitação para que o congresso se realizasse especificamente em Fátima partiu da ADMA, a Associação de Devotos de Maria Auxiliadora, entidade promotora.

“Fátima, para nós portugueses, pode ser um sítio que visitamos uma, duas, três, quatro vezes, as vezes que quisermos. Mas há tanta gente no mundo que espera por este momento para vir a Fátima”, explicou o salesiano.

“Foi em 1988 que se fez o primeiro Congresso de Nossa Senhora Auxiliadora, em Turim, porque se celebrava o primeiro centenário da morte de São João Bosco”, referiu o Pe. António Marcelino na entrevista ao programa. “O Reitor-Mor nessa altura, Pe. Egídio Viganò, lança este congresso para recordar a relíquia que Dom Bosco nos tinha deixado, a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, para aprofundar a temática e difundir, cada vez mais, no mundo salesiano e não só”, contou.

“Este ano 2024 será um ano muito marcante para a Família Salesiana”

Para explicar o tema do 9.º Congresso Internacional de Maria Auxiliadora – “Dar-te-ei a Mestra” –, o Pe. Marcelino referiu a coincidência da data com os 200 anos do sonho dos nove anos de São João Bosco (1815-1888). “Este ano 2024 será um ano muito marcante para a Família Salesiana”, sublinhou.

Trinta e seis anos depois do primeiro congresso, o encontro em Fátima terá um caminho formativo de preparação, tal como aconteceu em 2019 na Argentina. São cinco temas e 10 etapas para a preparação. “É um bom caminho formativo que pode ser feito, é útil”, assegurou. Em dois modelos: um, escrito, disponível no site do Congresso; o segundo, em vídeo, sobre Fátima, para conhecer melhor o local, a história e a devoção.

O Pe. Marcelino adiantou, na conversa no programa “Manhã Viva”, que estão previstas no programa do Congresso duas conferências por dia no Centro Paulo VI e Eucaristias diárias em várias línguas: Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português. “Para que cada grupo sinta, neste Santuário de Fátima, a Eucaristia na própria língua, que é sempre o ponto de partida para a nossa atividade”, reforçou.

As inscrições estão abertas no site do Congresso e podem ser feitas em duas modalidades, individual e de grupo.

A sete meses do encontro, Bolívia, Equador, Argentina, México, Brasil, Itália, Espanha, França e Portugal são os países com maior representatividade, adiantou o responsável da organização.

A comunidade Canção Nova é desde 2009 um dos grupos da Família Salesiana. Dedica-se à evangelização através da comunicação social, nomeadamente através da TV Canção Nova (Nós no canal 186; Meo, canal 182; Vodafone, canal 210; Nowo, canal 145); da Rádio Canção Nova, com transmissão em 103.7 FM; da revista Canção Nova; de uma editora e de uma APP. Em Portugal, a Canção Nova tem uma comunidade em Fátima, principal centro da devoção a Nossa Senhora no país.

Related Posts