Apresentado pelo grupo Art & Sal do Centro Juvenil dos Salesianos do Funchal, o musical “Filhos do Sim”, tem como foco, a figura de Maria de Nazaré e a sua coragem em aceitar a proposta de Deus, sem questionar o Seu desígnio.
Mais do que um musical, “Filhos do Sim” é uma jornada de reflexão sobre o chamamento de cada um de nós. Inspirado no musical de Matilde Trocado com o mesmo nome, “Filhos do Sim”, encenado por Nélio Teles e com direção musical de Nuno Bastos, apresenta uma narrativa poderosa e cativante que reflete o carisma salesiano e a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora.
Apostando em coreografias e músicas dinâmicas e apresentando uma história envolvente, o musical conduz o público a uma reflexão profunda sobre o significado do “sim” de Maria e de que forma essa decisão continua a ecoar nos nossos corações.
Com 57 atores em palco, todos do grupo Art & Sal, a história de Maria é vivida, em paralelo, com a de uma família contemporânea, que não aceitando a perda de um ente querido, provoca uma divisão no seio da família. Através da narrativa da sua vida, Maria de Nazaré, demonstra que a fé a levou à maior dádiva que se pode imaginar, a de ser a mãe do Salvador e, ainda que a dor e a tristeza estivessem presentes, o sacrifício de uma mãe vale sempre a pena porque o seu amor é incondicional e infinito. Assim, esta família vai também concluir que “dizer sim” será o melhor para a união e para a serenidade dos seus corações.
“O nosso principal objetivo é sempre evangelizar e integrar os jovens. Neste sentido, poder proporcionar-lhes esta experiência e dar-lhes a conhecer Maria e o Seu amor incondicional por nós, representa mais um passo na nossa caminhada”, explica Carla Ferreira, coordenadora de teatro do grupo.
Coragem para dizer “sim”
Pensado para refletir os valores e o carisma salesiano: educação, a alegria e o amor incondicional, especialmente pelos jovens, em “Filhos do Sim”, essa essência é representada através de personagens que enfrentam desafios e são chamados a responder com coragem e fé. Para Carla Ferreira, esta apresentação no IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora é um momento muito especial: “poder estar em Fátima, com o nosso grupo, a dar o nosso contributo e testemunhar esta grande devoção a Maria Auxiliadora, é um privilégio. Estamos gratos!”, sublinhou.
“Filhos do Sim” é, acima de tudo, um convite. Um convite para que cada um de nós reflita sobre o seu próprio “sim” e de que forma ele pode ser vivido no nosso quotidiano.
Grupo Arte & Fé: evangelizar através da cultura
Composto por cerca de 60 elementos, com idades compreendidas entre os 11 e os 62 anos, o grupo Art & Sal, do Centro Juvenil dos Salesianos do Funchal, conta já com 10 anos de existência. Tendo como missão “evangelizar através da cultura”, este grupo de atores amadores preparou e apresentou já seis musicais.