Por ocasião dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana foi apresentado o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, promovido pela Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) e dirigido a todos os grupos da Família Salesiana. Será realizado em Fátima de 29 de agosto a 1º de setembro de 2024. Importante agora é se preparar imediatamente para este forte momento de ação de graças e entrega a Maria. O Congresso será realizado na sala de congressos “Paulo VI” do Santuário de Fátima, em Portugal, um local fortemente mariano, onde a Virgem Maria apareceu a três pastorinhos em 1917 para convidar todo o mundo à oração e à penitência.
O título escolhido para este evento será “Eu te darei a mestra”, recordando o sonho dos nove anos de Dom Bosco, cujo 200º aniversário será celebrado em 2024. É um sonho que ficou profundamente gravado no coração de Dom Bosco e que o guiou durante toda a sua vida. Como escreve padre Andrea Bozzolo, que será o relator do Congresso, é o “mito fundador” salesiano, a “página sagrada” que ainda hoje “exerce uma energia performativa consistente, tocando os afetos, movendo-se à ação e gerando identidade. Nela se recolhem em efetiva síntese narrativa “os elementos constitutivos da vocação salesiana, como um testamento a ser entregue às gerações futuras”. A partir do sonho, o desejo que queremos compartilhar é que Maria Auxiliadora seja cada vez mais a Mãe e Mestra que acompanha e guia toda a Família Salesiana no caminho rumo a Jesus e aos jovens mais necessitados todos os dias.
O itinerário formativo do ano buscará aprofundar pontualmente o sonho dos nove anos, e se desdobrará em 5 temas e em 10 etapas.
O primeiro tema presente no sonho é evidentemente a missão oratoriana: nele examinaremos o nosso carisma educativo, o sistema preventivo como caminho de santidade, a particularidade de uma pedagogia da graça e uma pedagogia da festa que atinge meninos e meninas em suas vidas concretas e cotidianas.
O segundo tema presente na experiência do sonho de Joãozinho Bosco poderíamos chamar de chamado ao impossível: nele falaremos do mistério da vida como vocação e missão, algo que está em nós, mas maior que nós, e que por isso envolve o tema da fé, discernimento vocacional, luta espiritual, vida cristã como cruz e alegria, humilhação e glorificação; isso nos permitirá compreender bem o sentido da “santa alegria” tão recomendada por Dom Bosco aos seus meninos.
O terceiro tema pode ser expresso como o mistério do Nome: é o tema da experiência de Deus como presença e mistério, uma experiência que envolve os temas do encontro e do anúncio, da conversão e da fé, do morar e do trabalhar, da contemplação e da ação, da liturgia e do apostolado.
O quarto tema diz respeito ao estilo próprio do carisma salesiano, amorevolezza. O objetivo será promover uma pedagogia do amor totalmente inspirada na caridade de Deus e, portanto, um estilo relacional e educativo marcado pela humildade e mansidão, benevolência e afabilidade. Trata-se de uma lógica educativa nova, onde o amor é o cumprimento da lei, onde a justiça é administrada como misericórdia, onde o amor não é só sentido, mas também demonstrado, onde o trabalho educativo se afasta de formas de rigorismo antigo e da permissividade moderna.
O quinto e último tema presente no sonho dos nove anos é a mediação materna de Maria. É a oportunidade para refletir sobre o rosto feminino e maternal da Igreja em todo o desígnio de Deus. Aqui será possível aprofundar a ideia de que o acompanhamento do homem deve corresponder à iniciativa de Deus, e que no trabalho educativo é sempre necessário harmonizar a exigência e a paciência.
Confiamos à oração a preparação e a realização deste grande evento de toda a Família Salesiana.